Dança Clássica (básico) – Maria José Sommer (Montevideo)
A filosofia de trabalho de Maria José Sommer tem como base a utilização da arte do balé clássico como uma linguagem sensibilizadora, agindo como instrumento de um maior conhecimento do corpo, as suas possibilidades de expressão e relacionamento.
Coordenação motora, localização no
espaço, ritmo e música, respiração, concentração, movimento e expressão
corporal serão os conteúdos primários deste processo de ensino-aprendizagem.
Dança Clássica (intermediário/avançado) – Dennis Nevidomyy (Joinville)
Dennis
Nevidomyy apresentará os pontos fundamentais do balé clássico segundo o método
Vaganova, da escola russa de dança clássica. O método foi sistematizado pela
bailarina Agripinna Vaganova na década de 20 do século passado e apresentado em
1934 no livro “Os Princípios da Dança Clássica”. Nesta obra, Vaganova decompõe
e apresenta a forma final de cada movimento do vocabulário de ensino da dança
acadêmica.
O método consiste em não isolar o corpo em partes
separadas, mas considerá-lo como um sistema integrado. Desta
forma, ele (o corpo) ganha uma fluidez expressiva com movimentos amplos e
precisos.
Beamish Body Mind Balancing - Bárbara Rey (VAGAS ESGOTADAS)
O método tem sido estudado na Europa e em universidades americanas para examinar os benefícios de sua aplicação para bailarinos, com excelentes resultados.
Esta ‘barra solo’ foi desenvolvida pelo maître Philip Beamish (Beamish Bodymind Balancing®) além de ser uma forma de exercício muito eficiente para todo mundo, é uma excelente introdução para todo tipo de dança.
O alvo do método é aprender a melhor maneira de usar o corpo no mais alto grau, aumentando a coordenação psicomotora, mobilidade, flexibilidade, estabilidade e administração do equilíbrio.
O trabalho se foca profundamente na musculatura abdominal e na musculatura interior das coxas, e está baseado em exercícios isotônicos, na correta respiração e no desenvolvimento da elasticidade, a combinação dos quais levam a maior elevação e execução mais veloz, entre outros benefícios. Consiste de uma série de exercícios que começam com movimentos no chão, gradualmente alcançando a posição vertical, para restabelecer o correto equilíbrio do corpo em relação com a gravidade. A fase inicial é restabelecer a respiração completa e funcional já que respiração, postura e movimento estão intimamente ligados.
A respiração em particular é essencial para:
• Reduzir ou eliminar dor ou tensão muscular
• Reduzir ou eliminar restrições físicas ou restrições de coordenação de movimentos
• Extensão e otimização da capacidade de movimento e expressão
• Aumento da sensação de liberdade e da mobilidade articular
• Aumentar estabilidade e equilíbrio
• Aumentar a capacidade de administração de stress e emoções
• Remodelar e reforçar o corpo para que seja mais flexível
Mais informações a respeito da técnica e seu criador
Consciência Corporal “Ouvindo o Corpo Dançante”– Cláudia Maiole (Joinville)
(VAGAS ESGOTADAS)
Mais informações a respeito da técnica e seu criador
Consciência Corporal “Ouvindo o Corpo Dançante”– Cláudia Maiole (Joinville)
(VAGAS ESGOTADAS)
Cláudia
Maiole aplicará na oficina técnicas de dança para bailarinos e não-bailarinos,
respiração, terapias corporais e orientais, levando os participantes a ampliar
o conhecimento das possibilidades do movimento corporal e aumentar a percepção
de si mesmo e consequentemente do outro.
O
objetivo é desenvolver a comunicação e o ritmo, além de trabalhar a harmonia e
o autoconhecimento, conduzindo ao aprendizado nas relações cotidianas. Ao
final, por meio das danças circulares, trabalha-se o ritmo interno (que é nossa
pulsação), o relaxamento, a percepção corporal, a percepção espacial, o olhar,
o ouvir, a soltura muscular e a sensibilização através da consciência corporal.
Dança Contemporânea para facilitadores (nível
básico) – Amarildo Cassiano
(Joinville)
Amarildo Cassiano
compartilhará o
trabalho de pesquisa da AMA Cia de Dança, com o objetivo de evidenciar a
importância da interconexão entre a exploração e improvisação corpórea, os
estudos de técnicas para a criação de um vocabulário próprio de movimentos, e o
desenvolvimento de ideias, que serão o complemento e suporte para o
entendimento do intérprete-criador.
Na
oficina ele abordará as experiências vivenciadas através dos movimentos
corpóreos, a adequação do ritmo à linguagem expressada pelo movimento, a
percepção do movimento com as possibilidades de tempo e espaço, o procedimento
para o processo criativo-artístico a partir da dança contemporânea, e os
princípios de respiração, sustentação e gravidade.
Também
enfocará queda, recuperação, sustentação; equilíbrio e desequilíbrio; tensão e
relaxamento; oposição e sucessão; espiral, o giro do corpo sobre o seu próprio
eixo, controle e voltas; balanceios e momentum, como um pêndulo, dependendo da
força da gravidade; alinhamento; e contração e relaxamento.
Dança Urbana – Octávio Nassur (Curitiba)
Octávio Nassur apresenta a
oficina “Funk Slide System – Danças Urbanas”, com metodologia própria, que
utiliza técnicas de Danças Urbanas para proporcionar melhor consciência motora.
Com aula descontraída e sem interrupção musical, a metodologia atua no
desenvolvimento cardiovascular simultâneo e na memorização coreográfica.
Jazz – Edson Santos (São Paulo)
Edson Santos tem como foco
proporcionar aos participantes uma vivência da dança, com destaque para o
contato com o próprio corpo, a percepção dos movimentos naturais e a
experimentação do Jazz. O trabalho se caracteriza pelos movimentos fluídos,
contínuos, o deslocamento fora de eixo e o trabalho com dois pontos de tensão
no corpo ou no espaço.
Serão abordados pontos fundamentais do Jazz, como
transferência, locomoções, giros, saltos, quedas, técnica de isolamento dos
segmentos corporais e utilização de formas angulares, amplitude nos movimentos
de tronco e quadril, técnicas de oposição e explosão de movimentos, além
da interpretação.
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